INCENTIVÔMETRO: Portal mostra realidade dos investimentos

Matéria publicada no jornal Correio do Povo desta sexta-feira, 10, destaca o lançamento do site do Incentivômetro, confira:

A Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul (Afisvec) celebrou, ontem, o aniversário de 68 anos. Durante a solenidade, a diretoria lançou o site do Incentivômetro: afisvec.org.br/portal/incentivometro/. Conforme o presidente da Afisvec, Marcelo Ramos de Mello, o objetivo da iniciativa é apresentar, através de um contador, os “reais valores” investidos pelo RS na iniciativa privada via incentivos fiscais.

“Estamos mostrando uma parte de investimentos que não aparece no dia a dia e que as pessoas nem se dão conta que existe. Não é apenas 1% do orçamento”, reiterou. Segundo ele, nos últimos anos a estimativa feita pela Afisvec a partir de dados oficiais do governo, mostra que o investimento ultrapassa os R$ 10 bilhões anuais. “Em 2018, a estimativa é de R$ 12,7 bilhões, um valor considerável, chega a quase 16% do orçamento. Não estamos julgando se os benefícios fiscais são bons ou não, estamos apenas apresentando os dados”, disse. “Queremos mostrar que existe essa parcela que não está sendo arrecadada”, afirmou. Além do portal, a Afisvec pretende instalar um Incentivômetro nas ruas.

O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso, reconheceu a importância do debate. “A tecnologia está aí para isso, todas essas iniciativas são positivas, aumentam o debate”, comentou. Explicou que o incentivo fiscal é uma política pública “como outra qualquer” e tem que ser discutido e revisado pela sociedade. “Fizemos uma agenda para avaliar o impacto, em parceria com o Ministério da Economia e universidades, e vamos concluir em breve uma avaliação dos incentivos existentes, seguindo proposta de revisão.”

Fonte: Correio do Povo