Gincana de educação fiscal tem 60 escolas participantes

GEFE RS SEFAZ
Atividades envolvem estudantes de 30 municípios do RS – Foto: Divulgação / Sefaz

A Gincana Movimenta RS, organizada pelo Grupo de Educação Fiscal do RS (Gefe/RS) da Secretaria da Fazenda, contará com a participação de 60 escolas estaduais e municipais de 30 municípios gaúchos. A competição entre as instituições busca desenvolver e promover a educação fiscal e a cidadania no Estado. A ação conta com a parceria da Secretaria da Educação (Seduc).

A próxima etapa são as competições entre as escolas, com o desenvolvimento de cinco atividades até 31 de outubro. Cada atividade terá pontuação específica, conforme regulamento, que será avaliada pelas prefeituras. A escola campeã de cada município passa para a etapa estadual, onde serão analisados os projetos de educação fiscal construídos. A divulgação dos três projetos vencedores será no dia 3 de dezembro.

Segundo o coordenador do Gefe/RS, Randal Guimarães, a gincana é uma forma de promover o conhecimento sobre a importância da educação fiscal: “Queremos construir em cada participante esse espírito de cidadania e conscientizar as pessoas sobre o seu papel para o bom funcionamento do poder público”, ressaltou. Randal destacou que a atividade é uma oportunidade de disseminar, ainda mais, o programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e incentivar as pessoas a pedirem o CPF na nota fiscal.

Competição por etapas

Na primeira atividade, cada instituição terá de criar um projeto de educação fiscal em sua comunidade, buscando um resultado financeiro com redução de custos ou incremento de receita. A segunda etapa são ações de divulgação, para disseminação dos conceitos da educação fiscal e consciência social por meio de fotografias e material audiovisual. 

A terceira ação diz respeito ao incentivo do cadastro de cidadãos no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), com a habilitação de cinco entidades que serão beneficiadas com o repasse de recursos dos tributos. A quarta atividade é a revitalização de bens públicos, que consiste em cada escola procurar locais que precisem de cuidados. Na quinta e última etapa, os participantes deverão produzir uma redação com o tema “Educação fiscal e consciência social: a importância do professor na formação da cidadania fiscal”.

Instituições participantes

As escolas são dos municípios de Aceguá, Alecrim, Barão, Barão do Cotegipe, Barão do Triunfo, Bento Gonçalves, Boa Vista do Buricá, Braga, Caibaté, Canela, Carazinho, Encantado, Estação, Imigrante, Itaqui, Liberato Salzano, Nova Candelária, Novo Tiradentes, Porto Alegre, Porto Lucena, Progresso, Santa Bárbara do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santiago, São José do Ouro, São Valentim, Senador Salgado Filho, Sertão Santana, Sete de Setembro e Tapes.

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom