Preço para cálculo do ICMS da gasolina vai subir no RS

Prepare o bolso que abastecer o carro está ficando mais caro

O preço para cálculo do ICMS da gasolina subirá no Rio Grande do Sul após meses de queda. A informação foi confirmada pela Receita Estadual. Chamado de valor de pauta, é sobre ele que incide a alíquota de 30% do tributo sobre o combustível para recolhimento pelas empresas. 

O valor passará de R$ 4,32 para R$ 4,35 e reflete aumento praticado pelos postos de combustível. A Receita Estadual considerou a média das notas fiscais eletrônicas emitidas entre 22 a 28 de fevereiro pelos estabelecimentos do Rio Grande do Sul. PUBLICIDADE

O novo preço entra em vigor em 16 de março e ainda traz um aumento pequeno. No entanto, a Receita Estadual acrescenta que o viés é de alta. Além do efeito cascata do aumento do ICMS pago, há a pressão dos reajustes que estão ocorrendo no preço da gasolina ainda na refinaria, onde quem determina os valores é a Petrobras, acompanhando os preços do petróleo e a cotação do dólar. Saiba mais: Preço da gasolina no RS tem primeira alta em 19 semanas; saiba qual a tendência .

Fonte: Zero Hora
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS