Leite anuncia que irá abrir capital da Corsan

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou ontem, durante almoço do Lide RS – Grupo de Líderes Empresariais, uma série de medidas que adotará nas próximas semanas no Estado. Aplaudido de pé pelo grupo de empresários em alguns momentos, especialmente quando anunciou que a lógica com a qual trabalha é “tudo que pode ser operado pelo privado, deve ser operado pelo privado”, Leite revelou que vai abrir o capital da Corsan, que pretende implantar o mais rápido possível o processo de autodeclaração na área de meio ambiente e que vai agilizar a concessão da rodoviária de Porto Alegre e do Zoológico de Sapucaia do Sul.

“Vamos fazer a abertura de capital (na Corsan) e utilizar os recursos como a alavanca para projetos em parceria público privada. Para jogar bilhões em saneamento, uma área em que o Estado está, do ponto de vista da coleta de esgoto e de tratamento, muito acanhado no cenário nacional”, declarou. Segundo ele, essa medida tem efeitos sociais, ambientais e de saúde. O governador do Estado citou Erechim, que não tem nada de saneamento, com esgoto jogado direto na rede pluvial. “Esses investimentos serão uma grande oportunidade de empregos e geração de renda no RS. E vai resolver parte dos problemas do Estado.”

Leite também abordou o licenciamento ambiental no Estado. Ele revelou que trabalha para agilizar novos processos de licenciamentos. “Não podemos ficar dependendo de quem será o secretário do Meio Ambiente, pergunta que muito ouvi. O que queremos, independente de quem quer que seja, é institucionalizar novos processos de licenciamento para que tenham celeridade e agilizem os processos de investimentos privados”, afirmou.

Em seguida, confirmou o que já havia defendido na campanha. “Caminhamos para a implantação de processos de autodeclaração, em que o empreendedor lança a documentação e recebe automaticamente a autorização para o seu investimento.” O tucano citou os postos de combustíveis, que hoje demandam forte estrutura do Estado para a autorização. “Na nossa visão, pode evoluir para um licenciamento direto”, explicou.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini