Tribunal de Contas do Estado chama secretários

Tribunal de Contas do Estado (TCE) inicia hoje à tarde, com o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, série de encontros técnicos com os novos titulares de secretarias de Estado do governo Eduardo Leite. Os encontros, que também foram realizados com lideranças do então governador José Ivo Sartori, mas apenas na segunda metade da administração do emedebista, são a forma encontrada pelo tribunal para levar ao conhecimento de quem comandará o Estado quais são os problemas detectados em suas áreas pelo TCE.

Muito embora reconheça a qualificação dos secretários, o tribunal entende que hoje tem papel pedagógico na orientação e controle junto aos gestores. Quem assume funções de comando nas secretarias muitas vezes desconhece os apontamentos feitos pelos técnicos em anos anteriores e, por isso, tende a repetir os erros já detectados em inspeções do tribunal. O tribunal apresenta também, durante os encontros, a forma como o secretário poderá ter acesso ao sistema de acompanhamento processual.

As reuniões de trabalho prosseguirão amanhã com a secretária de Planejamento, Leany Lemos. Depois, na quinta-feira, o TCE recebe o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Artur Lemos. Na sexta-feira, o tribunal irá se reunir com a nova secretária estadual de Comunicação, Tânia Moreira.

Fonte: Correio do Povo