Auditor-Fiscal gaúcho é empossado presidente do Conaci

A cerimônia festiva de posse da nova diretoria do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) para o biênio 2018-2019 foi realizada na noite da última quinta-feira (12) em Pernambuco, que sediou a 26ª Reunião Técnica do Conselho. O Auditor-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Álvaro Fakredin, associado da AFISVEC, tomou posse como presidente; o Controlador e Ouvidor-Geral do Estado do Ceará, Flávio Jucá, como primeiro vice-presidente e o Controlador-Geral do Município de São Paulo, Guilherme Mendes, como segundo vice-presidente. O Secretário da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco, Ruy Bezerra, e o Controlador-Geral do Município do Recife, Rafael Figueiredo, prestigiaram a solenidade.

Para os dois anos de gestão, o presidente, além de continuar trabalhando para o fortalecimento do controle interno, pretende expandir a atuação do Conselho. “Desde 2007, o Conaci vem reunindo controladores de todo o país, para compartilhar informações e experiência, contribuindo para o aperfeiçoamento do controle interno brasileiro. Agora, estamos trabalhando para levar o Conaci para fora do Brasil, com as missões internacionais. Queremos conhecer o que vem sendo aplicado no mundo em termos de governança e gestão pública”, ressaltou, enfatizando ainda que a ideia é construir um colegiado latino-americano. “Acreditamos que o colegiado é o melhor caminho para encurtar distâncias. Vamos mostrar como o Brasil vem trabalhando a questão do controle interno, atraindo assim a confiança de parceiros comerciais, por exemplo”, finalizou.

Na oportunidade, também ocorreu a formação da Junta Fiscal do Conselho, biênio 2018-2019, com a posse do presidente eleito Otni Miranda de Alencar Júnior, Controlador-Geral do Estado do Amapá (CGE/AP).

Fonte: Conaci