Operação Amplia Fiscalização Sobre Carne Bovina

Equipes da Receita Estadual e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapa) iniciam, nesta quarta-feira (9), uma operação conjunta com o objetivo de intensificar a fiscalização na entrada de carne bovina no Rio Grande do Sul. O ingresso do produto vindo de outros estados cresceu perto de 400% desde o início do ano, alcançando agora uma média equivalente a 60 mil cabeças de gado/mês depois dos recentes acontecimentos que afetaram o setor de carnes no país. Este aumento expressivo chamou a atenção das autoridades estaduais.

A força-tarefa deve se estender ao longo dos próximos dias junto aos postos de fronteira da Receita Estadual. Além de reforçar a fiscalização sobre o trânsito de mercadoria (pesagem e conferência física do produto transportado) para análise de possíveis irregularidades tributárias, em paralelo técnicos da Secretaria de Agricultura irão averiguar a ocorrência de irregularidades sanitárias.

Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Mario Luis Wunderlich dos Santos, a ação é fundamental para manter uma concorrência justa no mercado. As restrições às exportações da carne brasileira, em especial por consequência da operação Carne Fraca, geraram excesso de oferta no mercado interno e uma consequente mudança no comportamento das empresas e nas suas políticas de preços. “Diante desses fatos, é nosso dever agir para garantir a observância da legislação tributária”, destacou Wunderlich.

Fonte: Sefaz RS

Foto: Sefaz RS