66 anos da Afisvec: Regime de Recuperação Fiscal é uma das preocupações da entidade

 

A AFISVEC comemorou seus 66 anos na última quarta-feira (10), com a presença de autoridades e convidados. O presidente Abel Henrique Ferreira, em seu discurso, falou da importância da associação para a sociedade e salientou a responsabilidade dos Auditores-Fiscais com relação ao equilíbrio financeiro do Estado. Com base nisso, ele reforçou a necessidade de todos tomarem conhecimento da proposta do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que está na Assembleia Legislativa para ser votado.

O presidente Abel questionou a proposta do governo se esta é a melhor opção para a sociedade gaúcha. Para o Secretário-Adjunto da Sefaz, Luiz Antônio Bins, na ocasião, representando o governador do Estado, o governo está tomando medidas diferenciadas, mas necessárias. “Talvez o RRF não seja o ideal, pois ninguém gostaria de estar passando pelas dificuldades em que o Estado passa, mas lamentavelmente temos que conviver com elas e superá-las, da forma menos onerosa para o Estado e isso significa aderir ao Regime”, reforçou.

Bins destacou que o RRF  “é um mal necessário”, e que essa é a única alternativa para o Estado “Aderir significa deixar de pagar, só com a dívida com a União, nos próximos três anos, R$ 12 bilhões, valor que podem ser investidos em segurança, saúde e educação”, detalhou.

Segundo o Secretário-Adjunto, os acordos celebrados com as União nos últimos dias, que dizem respeito à Lei Complementar 148 e parcialmente à LC 156 já geraram ao Estado, resultados, em termos de redução do serviço da dívida, R$ 28 bilhões. “Essa é a importância para que o Estado possa superar suas dificuldades no menor prazo possível.  É uma decisão de necessidade”.

Após os discursos os convidados brindaram em clima de festa e alegria. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Esteio, Leonardo Paschoal, secretária da Fazenda de Esteio, Alice Grecchi, vice-presidente da Aiamu, Renan Behling, presidente da Associação dos Defensores Públicos do RS (Adpergs), Juliana Lavigne, Deputado Raul Carrion e o Delegado de Polícia, Joerberth Nunes.

 

Delegado de Polícia, Joerberth Nunes ao lado de Abel Ferreira e Alvísio Greco
Vice-presidenta da Aiamu, Renan Behling e esposa
Presidente da Adpergs, Juliana Lavigne, Abel Ferreira e Tanísia Vilariño
Deputado Raul Carrion brinda com Abel os 66 anos da Afisvec