Na mídia| Auditores festejam os 66 anos da associação

A Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS (Afisvec) celebrou, em Porto Alegre, 66 anos de história. A entidade, que busca contribuir para o desenvolvimento regional através da conscientização da sociedade para a importância do tributo e na valorização de uma administração tributária forte e autônoma, nasceu em 1952 voltada para um viés mais social, mas em 1967 começou a modificar seu perfil diante da complexidade da época com a mudança constitucional dos tributos, disse o presidente da entidade, o auditor fiscal Abel Henrique Ferreira, durante coquetel realizado na tarde de ontem.

De acordo com Ferreira, o auditor, como carreira do Estado, tem uma obrigação com a sociedade e os governos têm que se dar conta que a administração tributária é essencial ao funcionamento do Estado “porque o Estado não vive sem tributos”.

Destacou que um dos pontos mais importantes neste momento é o regime de recuperação fiscal, que deve ser votado na Assembleia Legislativa. “Estamos estudando se isso é importante.

Precisamos melhorar, mas questionamos se a forma proposta é a melhor para a sociedade gaúcha”, afirmou. “Temos medo que se faça apenas uma moratória da dívida, adiando o problema para daqui a seis ou sete anos, o
que só vai aumentar o que devemos.

Queremos saber o que o governo planeja agora, já que ele busca essa renegociação”, disse, destacando que é preciso avaliar com cautela o que será feito para reduzir dívida, gastos públicos e aumentar a arrecadação.

Jornal Correio do Povo